Com solicitação do Sindsaúde Maceió, vereador Allan Pierre protocola PL que cria a Patrulha da Saúde

Grupamento da Guarda Municipal deve dar apoio de segurança nas unidades de saúde de Maceió

 

Atendendo a uma solicitação do Sindsaúde Maceió, o vereador Allan Pierre (MDB) protocolou, nesta quarta-feira (30), na Câmara Municipal de Maceió, o projeto de lei que cria a Patrulha da Saúde. O PL institui um grupamento da Guarda Municipal de Maceió para garantir a segurança das unidades de saúde da capital alagoana.

 

De acordo com o presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, a proposta do PL surgiu após servidores públicos municipais da saúde solicitarem ajuda ao sindicato para coibir casos como o ocorrido na última terça-feira (29), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aliomar de Almeida Lins, no Benedito Bentes. Na ocasião, uma usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) destruiu bens móveis da UBS por não conseguir marcar um exame.

 

“Prontamente, o vereador Allan Pierre nos atendeu e iniciou os trabalhos em defesa dos servidores da saúde e da população de Maceió. Em menos de 24 horas, ele elaborou e protocolou este projeto de lei para assegurar que todas as medidas possíveis sejam tomadas para proteger tanto os trabalhadores quanto os cidadãos que utilizam as unidades de saúde”, destacou Alesandro.

 

Nesta quarta-feira, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Maceió, o parlamentar relatou que esteve na UBS Aliomar de Almeida Lins e conversou com os funcionários — em sua maioria, mulheres —, que expressaram preocupação com a segurança no local de trabalho. “Esse não foi um caso isolado. Além dessa unidade, as UBSs do Carminha e Frei Damião também enfrentam problemas de insegurança. Por isso, a Patrulha da Saúde será essencial, pois contará com uma guarnição específica para oferecer apoio a todas as unidades de saúde de Maceió”, explicou.

 

Além de protocolar o projeto de lei, Allan Pierre discutiu com o secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, a possibilidade de os guardas municipais permanecerem nas UBS durante todo o expediente. Também foi proposta a ampliação do número de funcionários responsáveis pelo agendamento de consultas e exames, visto que a insatisfação da usuária do SUS teve origem nessa deficiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *